Quem somos

Da ideia ao futuro

Nossa História

O Programa Esporte Para Todos iniciou suas atividades em 2013 na cidade de Taubaté –SP, sempre em parceria com a Prefeitura Municipal de Taubaté.

A proposta inicial do projeto foi de promover o acesso à prática esportiva de pessoas com deficiência do município. A primeira modalidade praticada foi o Basquete em Cadeira de Rodas, mas logo o programa se popularizou, e mais pessoas passaram a frequentar as aulas. Logo outras modalidades começaram a ser oferecidas, como o Atletismo Paralímpico, a Natação Paralímpica e o Paraciclismo.

Atualmente, o Programa Esporte Pra Todos engloba a prática de Atletismo, Natação, Musculação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Ciclismo, Badminton e Tiro Esportivo.

Coordenação Geral

Sofia R. Marioto

Formada em Educação Física, Pós-Graduada em Atividade Motora Adaptada e Pós-Graduada em Handebol e Mestre em Desenvolvimento Humano. Sofia Marioto tem experiência trabalhando com Educação Física Escolar Adaptada, e atuou também como técnica de Handebol na cidade de Taubaté de 2012 a 2020. Atualmente atua como Coordenadora de Competição na Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Taubaté, e é responsável pela Coordenação Geral do Programa Esporte Para Todos.

Coordenação Técnica do Alto Rendimento

André Rocha

André Rocha é um dos grandes nomes do paradesporto de Taubaté e do Brasil, colecionando títulos nas provas de Arremesso de Peso e Lançamento de Disco. Ingressou no Programa Esporte Para Todos em 2013, e construiu uma trajetória vencedora. Dentre os muitos títulos conquistados, foi medalhista de Ouro no Campeonato Mundial de 2017, em Londres; Duas vezes medalhista em Jogos Parapan Americanos (2015/2019); Medalhista nos Jogos Mundiais Militares (2015) e por 14 vezes quebrou Recordes Mundiais em suas provas. Em 2021 iniciou sua carreira também como dirigente e assumiu o posto de Coordenador Técnico de Alto Rendimento do Programa Esporte Para Todos, colocando sua experiência e espírito vencedor em prol da ampliação do esporte paralímpico na cidade de Taubaté.

Coordenação de Atendimento Social

Leandro Mendes

Graduado em Educação Física pela FAPI e Pós-Graduado em Educação Física Adaptada à Inclusão, Leandro Mendes tem também cursos de Técnico Nível 2 do Comitê Paralímpico Brasileiro para as modalidades de Atletismo e Natação. É coordenador de toda a parte de atendimento social, ramificação do Programa Esporte Para Todos que visa acolher a pessoa com deficiência e apresentar a ela as oportunidades de praticar atividades esportivas visando a saúde, o bem estar e a socialização. Leandro atua também como técnico multidisciplinar no Programa Esporte Para Todos, trabalhando tanto com paratletas de competição, como no atendimento social à comunidade na prática de esportes adaptados.

Vitórias e sucesso

Destaques do Projeto

Ações do Programa

"Encare os desafios de frente, nunca desista de seus sonhos. Recuar, somente para tomar impulso e seguir em frente novamente."

Atendimento Social

Um dos pilares mais importantes do Programa Esporte Para Todos é o atendimento social. As atividades desenvolvidas no Complexo Esportivo da CTI, atendem pessoas de 12 a XX anos, proporcionando a socialização, prática segura, saudável e orientada de atividades esportivas e interação com a sociedade.

A participação nas atividades sociais do Programa Esporte Para Todos são abertas a todas as pessoas com deficiência e de forma gratuita.

Descoberta de Talentos

Desde o início do Programa Esporte Para Todos, com os treinamentos houve paratletas que se destacaram, e mostraram que seria possível competir em eventos organizados. A primeira geração de Paratletas de destaque competitivo do Programa Esporte Todos contou com nomes como Júlio César Leite, Aline Abacherli, Alexandre “Siri”, Claudemir Aleixo, André Rocha, dentre outros

Inicialmente competindo em torneios locais e nos Jogos Regionais, logo a equipe taubateana ganhou força, e nos anos seguintes houve um crescimento do time e melhora em toda a estrutura no projeto. Nossos paratletas passaram a ser figuras constantes em eventos nacionais e até internacionais. Hoje, o Esporte Para Todos coleciona participações e conquistas em grandes competições internacionais como Campeonatos Mundiais, Pan-Americanos e Sulamericanos, e Jogos Parapan Americanos com o Atletismo, Badminton, Natação e Ciclismo.